quarta-feira, 6 de novembro de 2019

DICAS DE ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA


Quem aqui nunca sonhou ou tem a pretensão de viajar ou morar fora do seu país de nacionalidade? Sem falar naquele desejo intrínseco de conseguir entender o que o seu artista favorito diz nas entrevistas ou escreve em suas composições. Pois bem, para tudo isso, o inglês se faz necessário!
Mas, como aprender uma outra língua, se muitas vezes não temos condições financeiras para conseguir bancar uma viagem ou um curso em uma escola de idiomas? Bem, eu reuni algumas sugestões para você. Elas têm me ajudado muito a evoluir o meu aprendizado. Mas lembre-se, tudo depende do seu esforço.



A minha primeira dica é que você foque primeiramente no listening como imersão. E a sugestão é que, inicialmente, você ouça músicas que sejam do seu gosto. Anote as palavras que você desconhece em um caderno de vocabulário e depois pesquise-as na internet. Como dica, deixo o Cambridge Dictionary. Isso também funciona bastante com séries. A dica de série é Friends, The 70’ Show, The Crown (o inglês é britânico e maravilhoso), etc. Aqui você pode anotar palavras soltas e expressões que as personagens utilizam durante os episódios. As séries ajudam muito, pois o tempo de duração é menor e você consegue absorver muito mais do que se fosse gastar o seu tempo escolhendo um filme com duração de 2 horas, por exemplo, e que você pode acabar não gostando. Nas séries, você tem a continuação das histórias e cria expectativas. Ah, e se você não possui acesso à Netflix, existe um site chamado Ororo.Tv que é gratuito. Nele, você assiste à séries e filmes e pode colocar a legenda em português e inglês simultaneamente. Além de encontrar algumas séries que você não encontra na Netflix, como Young Sheldon, por exemplo. Você também consegue ter acesso ao script para imprimir e estudar onde você quiser.


A segunda dica é que você fale as palavras em voz alta quando estiver em casa (se você tem vergonha, faça quando estiver sozinho, mas não se deixe levar por isso ou você não conseguirá progredir), espalhe post it em seu guarda-roupas com palavras e expressões escritas para que você memorize-as, se necessário coloque a tradução inicialmente até sentir-se confiante. Até quando você for ao mercado, faça a lista de compras em inglês. Ao tomar banho, diga ou pense o nome das coisas em inglês. Existem várias outras sugestões, como colocar o celular e o computador em inglês, assistir vídeos no Youtube. Assim o seu cérebro se força a aprender e internalizar estas novas informações.
Antes da gramática, você precisa entender como a língua se estrutura socialmente. É assim que nós aprendemos a falar a nossa língua materna. Através da interação social. E este tipo de imersão tem me auxiliado muito a desenvolver o meu aprendizado. Já consigo assistir à alguns episódios das minhas séries favoritas com a legenda em inglês. Sem contar que o nível de compreensão aumentou bastante quando estou ouvindo músicas ou jogando os meus jogos favoritos em versão mobile, como o Perfect World, por exemplo.


Viu só? Você não precisa sair do país para aprender inglês! Estas dicas valem para todos os níveis.
Porém, nada disso adiantará se você não estiver realmente interessado em aprender e se comprometer a fazer isso diariamente de 15 a 20 minutos. Aplicativos gratuitos como o Duolingo auxiliam bastante a absorver a estrutura gramatical dos idiomas (escrita).
E se você já possui um nível avançado/intermediário e quiser colocar em prática o seu speaking, basta clicar aqui para usufruir de 15 minutos grátis para uma aula de conversação com um (a) professor (a) FALANTE NATIVO de inglês, basta clicar aqui que você será redirecionado automaticamente para o site do Cambly, nosso parceiro aqui do blog.
Espero que as minhas dicas possam te ajudar de alguma forma. Compartilhe com os seus amigos.
Bons estudos!




Ororo.Tv link: https://ororo.tv/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário